LinkedIn supera o Google na taxa de conversão de leads em 2023

Publicado em: 01/05/2023

Categoria: Prospecção | Vendas

Quando eu falo que o LinkedIn é uma rede poderosa e tem muito potencial… Vem as pesquisas e comprovam. E nada melhor que números para confirmar o que sempre falo. Um relatório recente sobre a realidade brasileira da taxa de conversão de leads em 2022 constatou que o LinkedIn ultrapassou o Google! E tem muito mais dados além disso, é claro.

Confira neste artigo insights do relatório completo sobre a taxa de conversão de leads no Brasil e a influência do Linkedin para as vendas B2B.

Como o próprio título desse artigo já traz o spoiler, ultrapassamos o Google neste ano! E foi uma surpresa para quase todos – para mim, nenhuma.

Hoje, mais do que nunca, podemos ver que essa plataforma oferece resultados reais e palpáveis – de verdade. E o que isso quer dizer? Que esta rede tem sido investida com muito mais frequência pelos usuários e o retorno tem sido cada vez maior.

E não se trata só de criar conteúdo no orgânico! Em fevereiro deste ano, falei um pouco sobre como vender mais usando o LinkedIn Ads e ganhar ainda mais relevância e muita gente se surpreendeu com esse potencial:

👉🏻 A concorrência é menor

👉🏻 O alcance é maior

👉🏻 E os resultados são muito mais precisos do que em outras redes:

Segundo o próprio relatório que revelou a ultrapassagem do Linkedin, “apesar de pouco explorado no Brasil, o Linkedin Ads é um dos melhores canais para geração de leads B2B. Isso pode ser explicado pelo seu alto poder de segmentação dentro da plataforma”.

Como foram os resultados da conversão de leads no LinkedIn?

taxa-de-conversao-de-leads-linkedin

Gráfico apresentando a evolução da taxa de conversão do LinkedIn

 

Com essa pesquisa, podemos perceber que o LinkedIn teve um crescimento significativo em relação aos demais.

No meu blog, falei também sobre os insights do futuro do mercado B2B, mostrando que esse segmento tinha perspectiva de crescimento. E olha o resultado que tivemos em 2023:

 

taxa-de-conversao-de-leads-linkedin-2

LinkedIn apresentando crescimento de conversão de leads B2B em 2023, ultrapassando o Google

 

Se sua empresa vende e negocia com outras empresas, essa é a maior prova que o LinkedIn é o canal ideal para você. E ainda: tivemos um comparativo muito interessante e relevante, e gostaria que você também soubesse!

Entre 2021 e 2023, o LinkedIn Ads teve um salto muito grande na taxa de conversão de leads: passou de 2,31% para 3,59%. Essa informação também nos mostra que a plataforma tem sido cada vez mais ampla em relação aos segmentos, o que é um ponto positivo, pois mostra que qualquer ramo pode ter retorno nos investimentos na maior rede profissional do mundo.

taxa-de-conversao-de-leads-linkedin-3.

Comparativo das taxas de conversão por canal entre 2021 e 2023

 

E um dos dados dessa pesquisa me chamou a atenção: a conversão de leads através do desktop pelo Linkedin e pelo Mobile é a maior entre todas as plataformas. A diferença entre ambas ainda é grande, mas diminuiu.

Isso nos mostra que, aos poucos, os usuários estão dando preferência ao uso de dispositivos móveis. Além disso, mostra que as empresas devem priorizar cada vez mais a experiência do usuário para que não impacte negativamente.

taxa-de-conversao-de-leads-linkedin-

Porcentagem da taxa de conversão de leads por canal por dispositivo, mostrando o LinkedIn em primeiro lugar, tanto no Mobile quanto no Desktop.

Você notou? A taxa de conversão de leads por canal por dispositivo tem o LinkedIn liderando disparado em relação aos outros canais que temos hoje. Esse resultado nos mostra que o LinkedIn Ads está em uma ascensão mais acelerada e trazendo mais resultado do que as demais.

Como está a conversão de leads por segmento?

taxa-de-conversao-de-leads-linkedin-5

Gráfico apresentando a evolução da taxa de conversão do LinkedIn.

 

Esse resultado foi bem curioso: entre todas as empresas analisadas nesta pesquisa, o segmento jurídico foi a que mais teve resultado: 5,12% de conversão.

taxa-de-conversao-de-leads-linkedin-6

Segmento jurídico em primeiro lugar na taxa de conversão, ultrapassando o setor financeiro e a venda de serviços.

 

O que isso significa? Os advogados e escritórios de advocacia estão mega ativos nas plataformas digitais, inclusive no LinkedIn. E só lá, é possível fazer uma pesquisa de forma ainda mais efetiva. Só lá é possível encontrar o cliente dos sonhos de um jeito que nenhuma outra rede entrega.

Ainda não sabe como?

Só como usuário, quando quero buscar alguma pessoa que seja advogada, por exemplo, já consigo definir o tipo de conexão, qual localidade eu quero, o tópico que esse profissional está falando ou costuma falar, a empresa que trabalhou e/ou trabalha, qual instituição de ensino eu priorizo os resultados, o setor, categorias e muito mais.

taxa-de-conversao-de-leads-1

Pesquisa de profissionais no LinkedIn, mostrando que há mais de 2 milhões de advogados na rede.

 

Esse resultado nos mostra que a rede tem inúmeros profissionais que são intitulados advogados, mas será que todos estão nos parâmetros que você busca?

Com os filtros das campanhas do Linkedin Ads, você consegue encontrar o profissional mais adequado para o que você esteja procurando: até mesmo escolher a empresa para quem você quer aparecer! E isso também reforça que profissionais relacionados ao ramo jurídico estão, sim, em peso no LinkedIn.

Insights além da taxa de conversão de leads…

55% dos usuários brasileiros que acessam os sites têm entre 18 e 34 anos. Você sabe me dizer qual a idade do seu cliente dos sonhos?

taxa-de-conversao-de-leads-linkedin-7

Porcentagem de acessos brasileiros aos sites de acordo com a idade.

E mais: a faixa etária mais ativa na internet é entre 25 e 34 anos, o que corresponde a 28,88% do total de acessos. Além disso, dados revelam que as mulheres representam a maioria dos acessos online, com 54,07%. Para alcançar esse público e aumentar a taxa de conversão, é importante entender as suas necessidades e oferecer soluções que atendam às suas demandas.

Quando se trata de localização, a região Sudeste do Brasil é a mais ativa online, responsável por 52,37% dos acessos em todo o país. Em particular, o estado de São Paulo lidera com 31,19% dos acessos.

Essas informações são essenciais para a elaboração de campanhas estratégicas que buscam uma alta taxa de conversão, já que são chave para um público-alvo mais preciso e uma segmentação mais eficiente.

E de onde saíram esses dados?

A Leadster, empresa de marketing conversacional que foca na captação de leads dos clientes, em parceria com a Hubspot e a Rock Content, analisaram o comportamento de milhões de usuários para entender as melhores estratégias de geração de leads do país.

Nela, foram apresentados os melhores canais para gerar leads, quanto as empresas investem em mídia paga, índice de maturidade digital da empresa e, não menos importante, a taxa de conversão de leads de cada canal.

E o resultado foi esse: o LinkedIn Ads passou o Google e é uma das redes que mais tem conversão de leads no Brasil hoje. Com esses resultados, fica nítido que o LinkedIn Ads tem ganhado cada vez mais autoridade entre os usuários e é um oceano azul de oportunidades.

“Michelle, mas não vejo tanta empresa fazendo investimento em mídia paga”

Olha, este relatório mostra que quase 83% das empresas investem em mídia paga, e somente 17% não fazem nenhum investimento. De qual dos lados você faz parte? O que quer conversão de leads ou não?

taxa-de-conversao-de-leads-linkedin-8

Quase 44% das empresas investem mais de R$1000 em mídia paga para aumentar a taxa de conversão de leads.

E só para lembrar você: 4 em cada 5 usuários do Linkedin são decisores. Realmente acha que investir em mídia paga por lá não é um bom negócio?

E na prática, vamos criar um cenário hipotético para conversão de leads?

Vamos supor que estamos procurando por um advogado que seja formado pela PUCSP, que fale sobre #direito nos tópicos, esteja em São Paulo ou região e fale inglês e português.

Filtro do LinkedIn apresentando resultado de profissionais de acordo com o filtro.

Temos um resultado um pouco mais restrito, mas isso nos mostra que o LinkedIn nos fornece infinitas possibilidades de filtros para encontrarmos aquele profissional ideal.

Agora, vamos supor que estejamos procurando por um profissional que ainda esteja em São Paulo e região, mas preste serviços voltados ao direito e trabalhe na OAB de São Paulo.

Filtro do LinkedIn apresentando resultado de profissionais de acordo com o filtro

Aqui já tivemos um resultado um pouco melhor de acordo com a especificidade do filtro. Com essa possibilidade, conseguimos encontrar profissionais mais qualificados no cargo em que estamos buscando.

E assim, também é possível encontrar exatamente as empresas que procuramos. A ferramenta é tão inteligente que também possibilita nos mostrar empresas similares àquelas que inserimos no filtro.

Alguma outra rede social faz tudo isso por você?

Quero que minha empresa tenha autoridade no LinkedIn!

Se você acompanhou a pesquisa e os dados que eu trouxe nesse artigo do blog, viu com seus próprios olhos que não dá mais para perder tempo e não investir no LinkedIn Ads.

Pensando nisso, em breve, estarei lançando um novo curso sobre LinkedIn Ads para você aprender tudo o que precisa para ter uma conversão de leads alta. Quero que sua empresa feche negócios e venda muito mais do que hoje.

Caso tenha interesse, comente aqui para eu te passar mais informações e trilharmos esse caminho juntos. Não espere mais e faça sua empresa alavancar em uma das plataformas mais importantes do mundo!

Recomendados para você

Passo a passo para uma venda B2B de sucesso

Passo a passo para uma venda B2B de sucesso

Muitas vezes não percebemos, mas o processo completo de uma venda B2B é complexo. Um erro muito comum é o vendedor esquecer das etapas iniciais e se focar apenas na venda em si.  Uma pesquisa recente do LinkedIn mostrou que 67% dos clientes afirmam que é...

Como prospectar clientes internacionais?

Como prospectar clientes internacionais?

Um dos maiores sonhos de quem possui uma empresa é conquistar clientes internacionais, porém muitos não fazem ideia de como fazer isso. E se eu te contasse que esse sonho é muito mais fácil de se alcançar do que parece? Com as estratégias certas, você vai perceber que...

Palestras e Workshop para Empresas

Consultoria LinkedIn Business

Mentorias Individuais

Treinamento para Times de Vendas e Marketing