Manual de ouro para aprender a fazer networking de qualidade

Publicado em: 02/10/2023

Categoria: Networking

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Todo profissional sabe da importância de se dedicar ao networking para conhecer as pessoas certas e potencializar negócios e parcerias. Mas, para muitos, não é tão simples encontrar oportunidades para se aproximar dos seus clientes, leads e prospects. É necessário estratégia e “jogo de cintura” para saber exatamente onde está o público-alvo que você deseja impressionar.

Nesses 15 anos atuando com vendas, sempre me dediquei ao máximo para fazer networking. E muito dessa visão que me fez investir cada vez mais no LinkedIn e me tornar a 1ª e única brasileira especialista em negócios na rede. O motivo é simples: é lá que estão os decisores e de forma muito mais acessível para você se aproximar. Foi investindo em networking que fui convidada para conhecer o escritório do LinkedIn Brasil, dar mentorias para empresas que sempre sonhei, palestrar em grandes eventos, ser convidada para podcasts…

Por isso, divido um pouco com você como vim alimentando esse ponto tão importante na minha carreira – e como você pode adaptá-la para seguir na sua jornada profissional. 

Ao final desse artigo, te garanto: fazer networking vai ser muito mais fácil. Depois de concluir a leitura, quero saber sua opinião. Aproveite!

Onde tudo mudou de vez

Sabia do poder que o networking tinha desde o início da minha jornada profissional. E com 10 anos de carreira, fui convidada pela empresa que atuava para testar estratégias de prospecção pelo LinkedIn. Publicava conteúdos de valor voltados para a área comercial e o marketing, e com o tempo fui chamando a atenção dos próprios funcionários do LinkedIn. 

Me preocupava em interagir com os comentários e mensagens de forma profunda, mostrando autoridade no assunto, e foi assim que passei a ser convidada com cada vez mais frequência a visitar o escritório do LinkedIn Brasil em São Paulo. Meus conteúdos traziam insights das principais tendências de mercado, mostrava o poder do marketing e das vendas de forma diferenciada e criava conteúdo de valor.  

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Não adianta postar conteúdo “duro” criado com ChatGPT ou rasos demais que, com uma simples busca no Google, eu encontraria um conteúdo igual. Seja autêntico, provocativo, ajude sua audiência com algo que você domina. Se já começar aplicando esse princípio de investir em conteúdos de valor, o cenário vai ficar bem diferente. Em outro artigo, falei sobre como o LinkedIn já está priorizando isso, e vale muito a leitura!

Foi assim que eu fui plantando minha sementinha por lá. A partir desse momento, os profissionais de lá e de outras grandes empresas perceberam que eu realmente tinha uma proposta e posicionamento “único”.

Depois dessa, foram e ainda são feitas várias visitas. E não foi só isso: comecei a receber as novidades da rede em primeira mão! Mas tem mais pontos que você precisa se atentar para conhecer as pessoas certas.

Os eventos são o ouro para o networking

Não é por acaso que estou sempre participando de palestras, workshops e eventos do universo B2B, marketing e vendas. 

É claro que o conhecimento sobre novidades do mercado e até novas tendências é crucial. Mas, além disso, você tem a oportunidade de conhecer pessoas novas! Esses são os momentos mais propícios para aumentar sua carteira de conexões com novos profissionais, porque as pessoas podem conhecer quem é você e o que você veio fazer de diferente no mercado.

Muita gente até participa de eventos, mas não aproveita a oportunidade de chamar atenção. De nada adianta ficar isolado(a), sem interagir com ninguém ou não expor sua opinião em momentos de troca de conhecimento. E isso não precisa ser presencial: em eventos on-line, você pode deixar seus comentários, responder outros participantes e aproveitar para se conectar com eles. Eu, inclusive, faço muito isso!

“E pelas redes sociais, como criar um relacionamento”?

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Primeiro de tudo: você precisa entender como buscar seus prospects. Caso você ainda não saiba, o LinkedIn é a maior rede profissional do mundo. E com dois terços do público em cargos de decisão, fica fácil entender que lá é o lugar certo.

Além disso, a rede oferece excelentes filtros de busca e informações a respeito do profissional que você não encontra em nenhum outro lugar. Lá, você pode determinar exatamente o tipo de profissional ou empresa que deseja encontrar, especificando detalhes importantes como: localidade, porte, onde o profissional já trabalhou, onde trabalha, tópicos de discussão e muito mais.

E por que usar esse recurso, afinal? Dessa forma, você não precisa ficar “atirando” para todos os lados. Encontra quem quer alcançar, pede para se conectar e começa a interagir com o dono da empresa que se interessa com facilidade – mas precisa mostrar valor!

Inclusive, preparei um artigo que falo sobre vários recursos mal explorados pelo LinkedIn que podem ajudar – e muito – a reforçar o seu networking. E não para por aí! 

Se você me acompanha por aqui, provavelmente já deve ter visto eu falar sobre a tal polêmica de automatização. Volto a reforçar: sou contra e defendo a humanização e personalização para realmente ter resultados e gerar networking de valor. Usar os “robozinhos” para alcançar decisores só vai fazer você se queimar no mercado e ser ignorado(a).

Se você quer mais detalhes, compartilhei informações nesse post que podem te ajudar.

Seja diferente, busque autenticidade!

Há muito tempo, falo sobre a importância da autenticidade. Com isso, vou te fazer uma pergunta: se você vê um conteúdo “copiado” de outros vários, vai interagir? Provavelmente não. Ninguém quer criar networking com um profissional ou empresa que faz conteúdo por fazer, por exemplo. E não é à toa que o algoritmo está favorecendo muito mais quem mostra autoridade e compartilha informações únicas. “Mas como assim, Michelle”? 

Se você, profissional, é muito bom na área que atua, use isso a seu favor. Use uma linguagem que, quando qualquer pessoa “bater o olho”, já vai saber que é você!  O LinkedIn é o ambiente perfeito para criar relacionamentos duradouros, inclusive levar o seu nome além das fronteiras.

Não é por acaso que tenho mais de 1.600 alunos espalhados pelo mundo. O networking me proporcionou – e continua proporcionando – conquistas que antes eram inimagináveis. E muitas das conquistas também foram por indicação!

Use isso para a vida: seja tão bom a ponto do marketing boca a boca funcionar, e proporcionar networking fora da bolha. Isso faz parte do trabalho do relacionamento – as pessoas confiam quase que cegamente em indicações. E essa é sua chance de se provar diferente e ser excelente naquilo que faz.

“Quero saber melhor como aplicar na prática”.

Por muitos anos de experiência que tenho no comercial – e também por entender o valor do LinkedIn em relação ao networking – criei um método exclusivo para ajudar alunos a chegarem onde nunca chegaram antes. 

Entendendo melhor o seu negócio e seus objetivos, será possível fortalecer – e muito – sua marca pessoal na maior rede b2b do mundo! Sou especialista em LinkedIn para Negócios, e tenho certeza que posso te levar a outro patamar.

Se quer conhecer um pouco mais sobre os meus serviços e como posso te ajudar, clique aqui. Será um prazer participar dessa jornada com você e levar o seu nome para o mundo!

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