O que você precisa saber sobre mim e minha história com o Linkedin.

Publicado em: 30/08/2022

Categoria: Carreira

Se você está lendo isso, provavelmente já conhece os meus conteúdos do Linkedin ou do Instagram. Porém, possivelmente ainda não sabe a minha história e como me capacitei em Linkedin para empresas para hoje apoiar negócios ao redor do mundo a ter mais resultados comerciais com a rede social.

Nos últimos anos, me aprofundei nos conceitos de marketing digital. Assim, entendi a relevância do branding para se conectar com o público. Só aí percebi que falava pouco sobre quem eu sou por trás das dicas, informações, mentorias e workshops que sempre divulgo.

Por isso, seja bem-vindo(a) à minha história.

A Michelle Lima que ninguém conhece…

Tenho 41 anos e nasci na cidade de Olinda (Recife/PE). Apesar da fama local pelo carnaval, meu estilo musical preferido é o Jazz e também gosto muito de músicas mais antigas, como anos 60. Se você quiser conhecer um pouco do meu gosto musical excêntrico, deixei um link na bio do Instagram com minhas músicas preferidas para escutar trabalhando. No meu caso, me ajudam com a concentração.

Porém, uma coisa que poucos amigos sabem é que nunca conheci o meu pai. Por isso, gosto de parabenizar as mães solteiras (como eu e minha mãe) no Dia dos Pais.

A vida fora do Linkedin sempre foi um malabarismo

Quando minha mãe tinha 17 anos, foi a um show circense na cidade de Olinda e se apaixonou pelo malabarista e trapezista Expedito.  O romance começou ali, e por 4 meses, período em que normalmente um circo fica na cidade, eles estiveram juntos. 

Jovem e ingênua, acabou ficando grávida de mim e a alternativa era viajar com o circo (e comigo) pelo Brasil e pelo mundo. Porém, minha família se recusou e sugeriu que durante suas folgas meu pai a  visitasse para acompanhar a gravidez. Isso nunca aconteceu, e ele nunca mais voltou. 

Por isso, sou filha de uma mãe solteira e sem formação que ralou muito para conseguir as coisas. Sou a mais velha dos quatro irmãos que, junto comigo, tiveram que estudar e se esforçar para fazer faculdade e construir uma vida melhor. 

Ainda assim, sempre senti que tinha que ser a mais forte e ajudar a família, ser o “homem da casa” por ser a mais velha. Então, comecei a trabalhar aos 14 anos de idade e nunca mais parei.

No decorrer da vida me apaixonei e engravidei aos 19 anos de idade. Foi quando surgiu meu maior presente: minha filha Rebecca.

Infelizmente, mais uma vez precisei lidar com a história de uma mãe solteira, desta vez eu mesma: seu pai faleceu em um acidente de carro. Dessa forma, quem me ajudou a criar minha filha foi minha mãe. 

A Rebecca tem 22 anos, mora sozinha em SP e este ano se forma na FGV em marketing, como a mãe.

Por tudo isso, não costumo falar, mas me orgulho muito da família feita de mulheres fortes e resilientes. Definitivamente, não é à toa que tenho a palavra resiliência tatuada no braço. Me identifico muito e foi como a minha vida me cobrou ser desde muito jovem. 

Como vim parar na Argentina? 

Sempre dei ênfase e prioridade para a minha vida profissional. Afinal, eu precisava ter uma vida melhor e dar um futuro diferente para minha filha. Não por acaso, foi exatamente a minha vida profissional que influenciou a minha vida amorosa também. 

Em uma das empresas que trabalhei em SP,  comecei a atender um novo cliente argentino, proprietário de uma empresa que fabricava biscoitos e alfajores.

No Brasil, ele precisava iniciar a logística e a divulgação dos produtos para expandir o seu mercado no país. E era eu quem comunicava para os clientes dessa empresa onde trabalhei sobre os novos fornecedores. A partir dessa aproximação, nos conhecemos melhor a partir de uma relação de trabalho. 

Depois de quatro meses, começamos a namorar a distância, entre passeios e visitas de um ou outro nessa ponte aérea Brasil/Argentina. Quando a pandemia fechou as fronteiras, ficamos nove meses separados. 

A empresa dele teve que encerrar as atividades no Brasil e com isso não havia mais motivos para viajar frequentemente ao país.  Como é possível trabalhar à distância na minha área de atuação, ele me convidou para testarmos uma experiência morando juntos. 

E aqui estou há 9 meses, fluente em espanhol, vivendo um amor e priorizando minha vida profissional na ponte aérea Brasil-Argentina. Nestes 9 meses, já atendi clientes da Argentina, Espanha, Chile, Uruguai e Paraguai, e contando…

Entre reuniões, consultorias e mentorias, costumo caminhar por aí ouvindo podcasts ou videoaulas sobre Linkedin e Marketing Digital, além de assistir documentários que falam sobre neurociência. Gosto de entender o porquê das coisas. Tudo o que é ligado a “neuro” me fascina!

Além disso, uma tardezinha de café com os mais idosos  é um programa perfeito para mim! Amo conversar com gente mais velha, eles tem muita história pra contar. 

Também amo passar um tempo em meio à natureza, onde costumo conversar com Deus. Não tenho uma religião, mas sou uma pessoa muito espiritualizada e que se conecta do jeito mais simples: uma conversa direta só entre eu e ele. 

E agora mudando de assunto, por que comecei a trabalhar com LinkedIn?

Formada em Marketing, me especializei em Branding e concluí o MBA em Marketing, Branding e Growth pela PUC do Rio Grande do Sul neste ano. Isso sem contar as inúmeras especializações na área de marketing digital.

Além disso, atuo na área comercial há mais de 15 anos. Portanto, entendo na prática a realidade dos empreendedores, empresários e profissionais das áreas de administração e vendas, principalmente. Já estive e ainda estou “do outro lado”, prospectando e me qualificando para encontrar o melhor formato de abordagem e vendas.

Diante desse cenário, o grande marco na minha carreira aconteceu em 2018. Fiz uma imersão no escritório do Linkedin Brasil em São Paulo. Durante um ano e meio, participei de diversas dinâmicas e capacitações, recebendo insights  diretos dos funcionários do  Linkedin, chamados de “Os  Gerentes  de Sucesso”  –  Eu adorei o nome!

A partir desta experiência, entendi e apliquei ainda mais a usabilidade da rede para algo realmente eficiente e repleto de oportunidades: o Linkedin para empresas. Aos poucos, meu conhecimento no assunto foi aumentando, entendendo o potencial da maior rede profissional do mundo, responsável por 80% dos leads de marketing B2B.

Porém, percebi algo: o mercado ainda estava defasado quanto às possibilidades e oportunidades de conversão utilizando o Linkedin para empresas. A rede ainda era (e é) vista por muitos como um currículo e não como uma rede de negócios.

A hora da virada com o Linkedin

Foi aí que percebi a minha missão: compartilhar todo esse conhecimento adquirido para transformar os meus clientes em verdadeiros especialistas no Linkedin como eu e obter os melhores resultados na rede.

Criei uma metodologia própria, desenvolvendo formatos de mentorias, treinamentos, palestras, workshops e consultorias. Aos poucos, fui convidada para eventos e conquistando clientes no Brasil e posteriormente no exterior.

Hoje, sou treinadora e palestrante Social Selling LATAM e já ajudei  mais de 600 alunos pelo mundo a conquistar melhores resultados e vendas através do Linkedin

Teria muitas outras coisas para contar, porém, para quem me acompanha, acho que foi uma grande surpresa me abrir assim! Me senti em um grande diário e me surpreendi com o resultado. 

Espero que tenham gostado e continuem acompanhando meus próximos conteúdos. Agora sim, daqui para frente falaremos de Linkedin.

Recomendados para você

Passo a passo para uma venda B2B de sucesso

Passo a passo para uma venda B2B de sucesso

Muitas vezes não percebemos, mas o processo completo de uma venda B2B é complexo. Um erro muito comum é o vendedor esquecer das etapas iniciais e se focar apenas na venda em si.  Uma pesquisa recente do LinkedIn mostrou que 67% dos clientes afirmam que é...

Como prospectar clientes internacionais?

Como prospectar clientes internacionais?

Um dos maiores sonhos de quem possui uma empresa é conquistar clientes internacionais, porém muitos não fazem ideia de como fazer isso. E se eu te contasse que esse sonho é muito mais fácil de se alcançar do que parece? Com as estratégias certas, você vai perceber que...

Palestras e Workshop para Empresas

Consultoria LinkedIn Business

Mentorias Individuais

Treinamento para Times de Vendas e Marketing