Thought Leadership: O que é e qual a importância para o sucesso do seu negócio?

Publicado em: 15/04/2024

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Para superar o desafio constante de vencer a concorrência no mercado B2B, a liderança de pensamento, ou “thought leadership”, surge como uma estratégia poderosa para as empresas. Se você ainda não conhece este termo, ou tem dúvidas de como desenvolver esta habilidade, este artigo é para você.

O que é liderança do pensamento?

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Ainda não está convencido sobre a importância da liderança de pensamento? Fale comigo!

A liderança do pensamento é a posição de destaque que uma pessoa ou organização ocupa em um determinado setor por conta do seu conhecimento, experiência e perspectivas inovadoras. 

É sobre ser uma empresa ou liderança vista como autoridade confiável e influente, capaz de moldar opiniões, inspirar mudanças e orientar o desenvolvimento do mercado em que atua.

Atualmente, ser bom já não é o suficiente: 48% dos decisores dizem que a qualidade da liderança de pensamento nas empresas é boa. Só 15% considera muito boa ou excelente. 

Por que ela é importante para o sucesso do seu negócio?

Para se ter uma ideia, um relatório recente da Edelman em parceria com o LinkedIn constatou que 52% dos tomadores de decisão e 54% dos executivos C-level dizem que passam uma hora ou mais por semana lendo conteúdo de liderança de pensamento¹.

Se estabelecer como um líder de pensamento em sua área de atuação aumenta a credibilidade e a confiança em sua empresa. Os clientes e parceiros comerciais estão mais propensos a fazer negócios com uma empresa que é reconhecida como uma autoridade em seu campo.

Além disso, a liderança do pensamento pode diferenciar sua empresa da concorrência em um mercado saturado. Ao se destacar como líder em seu setor, pode atrair a atenção de clientes em potencial e ganhar uma vantagem competitiva significativa.

Quanto à gestão e captação de leads, a liderança de pensamento é uma facilitadora por compartilhar conteúdos de valor, atraindo leads qualificados. Conhecendo as dores e desejos dos clientes, estas autoridades criam um vínculo emocional maior com os leads, facilitando a jornada do cliente. 

Em números, ser um líder de pensamento gera novas possibilidades porque 75% dos tomadores de decisão e executivos C-level dizem que uma peça específica de liderança de pensamento os levou a pesquisar um produto ou serviço que não estavam considerando anteriormente. Isto é: a capacidade da liderança do pensamento de atrair a atenção e despertar o interesse do público-alvo é enorme e real.

Além disso, 9 em cada 10 tomadores de decisão e executivos C-level dizem que “são moderadamente ou muito propensos a serem mais receptivos ao contato de vendas ou marketing de uma empresa que consistentemente produz liderança do pensamento de alta qualidade”.

Por fim, lideranças de pensamento impulsionam a inovação, inspirando a criatividade e a busca constante por novas soluções e oportunidades de crescimento para o negócio ao compartilharem insights e tendências. 

Contudo, 70% dos líderes C-level dizem que “uma peça de liderança de pensamento, pelo menos ocasionalmente, os levou a questionar se deveriam continuar trabalhando com um fornecedor existente”. Isso destaca a importância de se manter relevante e inovador em um mercado em constante evolução. 

Como desenvolver uma estratégia de liderança do pensamento?

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Quer saber como desenvolver uma estratégia de liderança do pensamento? Continue lendo!

Desenvolver uma estratégia eficaz de liderança do pensamento requer um planejamento e uma abordagem proativa. 

Aqui estão 10 dicas de como desenvolver essa estratégia:

 1. Identifique o maior potencial

Identificar a área de especialização envolve determinar um nicho específico de conhecimento e experiência. Não esqueça: ao escolher uma área para se especializar, é preciso levar em consideração as habilidades, interesses e a demanda do mercado.

2. Crie conteúdo de valor

Produzir conteúdo de valor é essencial para se estabelecer como  líder de pensamento. Para isso, é preciso conhecer seu público-alvo e entender o que eles consomem. O conteúdo deve ser sempre de alta qualidade, demonstrando expertise e fornecendo soluções para os problemas e desafios enfrentados por eles.

Uma liderança de pensamento eficiente tem 3 pontos-chave: cita pesquisas e dados robustos, ajuda os compradores a compreenderem seus desafios empresariais e oferece orientações concretas.

3. Seja ativo(a) nas redes sociais

Compartilhe conteúdo, interaja com opúblico, construa relacionamentos com outros profissionais do setor através das redes sociais, e principalmente, seja constante. Você já deve ter escutado o ditado popular: “Quem não é visto, não é lembrado”, não é mesmo? Por isso, seja ativo(a) nas redes sociais! Isso não só aumenta sua visibilidade, mas também ajuda a estabelecer sua confiabilidade.

4. Participe de eventos e palestras

Participar de eventos do setor é uma excelente maneira de compartilhar ideias, conhecer profissionais influentes e construir uma rede de contatos qualificados. Busque oportunidades para falar em eventos, onde possa compartilhar seus conhecimentos e se conectar com pessoas de forma significativa.

5. Se mantenha atualizado

Para manter sua relevância como liderança de pensamento, é fundamental se atualizar com as tendências e desenvolvimentos mais recentes da indústria.

6. Construa uma marca pessoal

É importante construir uma marca consistente, que reflita valores e a personalidade. Tenha em mente elementos como identidade visual bem estruturada, tom de voz e estilo de comunicação que devem ser coerentes em todas as interações e plataformas.

7. Promova a diversidade 

Promover a diversidade e a inclusão na área de atuação da sua empresa é essencial. Isso envolve não apenas reconhecer a importância da diversidade de ideias, perspectivas e experiências, mas também tomar medidas concretas para garantir que sua plataforma e suas iniciativas sejam inclusivas e representativas. Procure incluir uma variedade de vozes e pontos de vista em seus eventos, conteúdos e colaborações.

8. Invista em educação

É essencial investir em educação e desenvolvimento profissional, se inclua em participação de cursos, workshops, seminários e leia de forma regular livros e artigos relevantes. O aprendizado te manterá atualizado e capacitado para oferecer boas perspectivas para seu público.

9. Colabore com outros especialistas

Uma maneira eficaz de fortalecer sua posição como líder de pensamento é colaborar com outros especialistas e influenciadores em sua área de atuação. Busque oportunidades de parceria em projetos, participação em painéis de discussão ou até mesmo na organização de eventos conjuntos. Essas colaborações enriquecem o conteúdo que você oferece ao seu público trazendo discussões diferentes e complementares. 

10. Avalie e ajuste sua estratégia de liderança do pensamento

Toda estratégia é um processo que requer monitoramento. Por isso, é importante avaliar regularmente o desempenho de sua estratégia, analisando métricas como engajamento, alcance e feedback do público. Com base nesses dados, faça os ajustes necessários para garantir que você e sua marca estejam alcançando seus objetivos e mantendo sua relevância.

Resumindo: o mercado está esperando você se destacar!

Falando da minha própria experiência, sabemos que a confiança é um ponto essencial para fechar negócios. Uma boa liderança de pensamento possui 5 estratégias obrigatórias e práticas: 

  • Oferece insights sobre desafios práticos de negócios
  • Utiliza dados robustos, pesquisas e histórias de clientes
  • Conta com o envolvimento e a propriedade executiva
  • É integrada a um plano de comunicação contínuo e interorganizacional
  • Combina relevância, atualidade e capacidade de ação pelo público-alvo

Analisando o cenário da sua empresa atualmente, como você analisa sua percepção como liderança de pensamento? Vamos trocar figurinhas.
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