Vendas B2B: principais insights sobre o futuro do mercado

Publicado em: 06/03/2023

Categoria: Prospecção | Vendas

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Que o cenário de vendas B2B mudou significativamente nos últimos anos, todo vendedor já sabe. A concorrência aumentou, os ciclos de vendas se tornaram mais longos, e a conquista, a retenção e o atendimento ao cliente são cada dia mais complexos e mais caros para quem atua na área.

E se antes a jornada do cliente já indicava mudanças bruscas, a pandemia chegou para concretizar uma verdadeira transformação. Com o despreparo das empresas para o atendimento digital, a automação e a falta de suporte humanizado foi afastando ainda mais os clientes e reduzindo as taxas de resposta, com uma queda de 30%². Isso sem falar nas quedas bruscas no número de metas de vendas batidas. 

Em um primeiro momento, ter a oportunidade de atender clientes em qualquer lugar do mundo encheu os olhos de todos: “quanta oportunidade!”. Porém, quem foca muito em quantidade, acaba não oferecendo um serviço de real qualidade para ninguém. E é assim que os vendedores de alto desempenho aprenderam a se destacar.

Vendedores mais eficientes dedicam 10% menos tempo às vendas B2B

Pesquisas¹ apontam que os melhores vendedores dedicam 10% menos tempo às vendas, investindo mais tempo em prospecção e pesquisa de clientes, aproveitando os dados a seu favor para conquistar o cliente dos sonhos.

Enquanto vendedores comuns começam o fluxo de vendas B2B com uma reunião e só depois desenvolvem relacionamentos, os melhores vendedores começam o fluxo desenvolvendo relacionamento para só então oferecer o seu produto ou serviço, fechando negócios ainda melhores e maiores. 

Os dados valem ouro hoje em dia!

Hoje não se fala em outra coisa além da famosa experiência do cliente. São milhões de oportunidades para ele escolher, portanto, é nele que devemos pensar. E hoje entender o comportamento, as dores, os hábitos do consumidor está há poucos cliques a partir da extração e coleta de dados

É por isso que o Power BI (Business Inteligence) tem ganhado tanto espaço. E se você está lendo isso e me acompanha no Instagram ou no Linkedin já deve saber do que eu estou falando… 

O Deep Sales é o futuro que já está acontecendo nas vendas B2B

Até 2025, estima-se que 60% dos departamentos de vendas B2B trocarão as vendas baseadas em intuição e experiência por vendas baseadas em dados

Além disso, 67% dos decisores na área de TI acreditam que os orçamentos de tecnologia vão aumentar até o fim de 2023.

Porém, a maioria das ferramentas de inteligência de vendas ainda apresentam falhas e não exploram o potencial das informações a favor dos vendedores. É aí que entra a maior sacada de vendas B2B da história!

O Linkedin criou a primeira e única plataforma de Deep Sales do mundo, que reúne dados exclusivos da maior rede profissional do mundo com:

  • 900 milhões de usuários
  • 60 milhões de empresas
  • 65 milhões de decisores 
  • 2 bilhões de transações anuais

E, ao contrário das abordagens de vendas tradicionais, que envolvem um grande esforço para encontrar clientes potenciais, o Deep Sales LinkedIn explora técnicas de inteligência artificial para identificar leads altamente qualificados dentro da plataforma.

Com isso, os profissionais de vendas B2B podem economizar tempo e recursos e aumentar a taxa de conversão de vendas junto da eficiência na prospecção de clientes. 

A proposta principal da plataforma de inteligência de dados é auxiliar os vendedores a segmentar contas de alta qualidade, compartilhar carteiras de clientes e usar insights práticos para identificar clientes prontos para engajar.

Isso tudo acontece com a ajuda de algoritmos da inteligência de vendas de cada perfil, que nos mostram os dados das pessoas que se encaixam nos critérios ideais de “cliente dos sonhos” definidos por nós, tais como cargo, setor de atuação, localização geográfica, hábitos de consumo…

Dessa forma, será muito mais fácil aumentar o desempenho e gerar mais receita focando nas contas e na identificação de clientes prontos para fechar negócio. 

Resultados de empresas que usam o Deep Sales para as vendas B2B 

  • 38% de crescimento do pipeline
  • 6% de aumento na taxa de fechamento de vendas
  • 47% de crescimento do tamanho dos negócios

Explorar as ferramentas do Sales Navigator no Linkedin já oferece um impacto enorme nas vendas B2B:

  • Aumento no pipeline de até 55%
  • Aumento nas taxas de fechamento de até 18%
  • Aumento no tamanho de oportunidade de até 93%

Imagine utilizando o Deep Sales dentro do Linkedin? 

O que o Deep Sales promete oferecer para o mundo de vendas B2B?

A influência do Deep Sales Linkedin  nas vendas b2b
Os recursos do Linkedin Deep Sales prometem revolucionar as vendas B2B

A proposta é otimizar cada etapa do processo de Go-To-Market de forma completa para os profissionais:

  1. Planejamento de territórios e criação de carteira de clientes
  2. Desenvolvimento de contas compartilhando carteiras de clientes com a equipe de marketing para a geração de campanhas
  3. Identificação das contas mais interessantes para os representantes de desenvolvimento de vendas (SDRs), informando a intenção de compra deles e quem pode ajudar com contatos iniciais por meio dos relacionamentos na rede
  4. Resultados dos potenciais clientes a partir de pesquisas dos tópicos de interesse deles
  5. Descoberta de decisores e pessoas de influência no seu mercado
  6. Fechamento dos negócios
  7. Integração de contas com insights oportunos de novos relacionamentos e mudanças de funções

Tudo isso dentro da maior rede profissional do mundo. Dessa forma, será possível focar em:

Contas com mais oportunidades, identificando dentro do Linkedin: 

  • A quantidade de funcionários em cargos e departamentos específicos
  • A conexão com a rede da empresa
  • O crescimento e as tendências de engajamento da conta

Decisores e clientes prontos para se engajar, explorando:

  • Dados de engajamento em anúncio
  • Dados de mudança de cargo, troca de empresa, departamentos crescendo
  • Mais de 40 filtros de pesquisa
  • Dados de conexões de 1º e 2º grau, conexões na rede da empresa e experiências compartilhadas

Potenciais aliados nas vendas B2B, pesquisando: 

  • Clientes e colegas antigos e possíveis especialistas
  • Pessoas que seguem a empresa no LinkedIn
  • Conexões na rede da empresa

Preparados para essa revolução?

O Deep Sales promete escalar as vendas B2B dos usuários que explorarem a ferramenta. Afinal, o vendedor que estiver com todos esses dados disponíveis e automatizados vai poder se concentrar em tarefas mais estratégicas, fechando negócios e melhorando a comunicação com clientes em potencial. 

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_____

Fontes:

¹Gartner, The Future of B2B Sales

²Hubspot

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