Como prospectar clientes internacionais?

Publicado em: 19/02/2024

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Um dos maiores sonhos de quem possui uma empresa é conquistar clientes internacionais, porém muitos não fazem ideia de como fazer isso. E se eu te contasse que esse sonho é muito mais fácil de se alcançar do que parece?

Com as estratégias certas, você vai perceber que realizar negócios fora do país não é muito diferente do que você já está acostumado por aqui. Vamos lá?

Como consegui clientes internacionais através do LinkedIn

Eu mesma já consegui inúmeros clientes internacionais pelo LinkedIn. Se você quer saber como, continue lendo!

Quando pensei em entrar no mercado argentino, antes mesmo de viver em ponte aérea no país dos hermanos, não tinha nenhum contato profissional fora do Brasil. Como especialista no assunto, utilizei o LinkedIn para fazer networking digital, procurando empresas e pessoas com quem eu queria fazer negócio.

Quando essas pessoas começaram a aceitar minhas conexões, iniciei algumas conversas pelo inbox, mas sem abordagem comercial logo de cara! Me apresentei e mandei amostras dos meus serviços. Com o passar do tempo, eles começaram a consumir os meus conteúdos e criamos um relacionamento profissional.

Mesmo que não seja um processo imediato, fazer networking digital é essencial para quem quer entrar em um novo mercado. Mas o segredo é não se desesperar. Afinal, a rede costuma dar muito certo a médio e longo prazo.

O processo de decisão das grandes empresas é mais demorado e, conforme sua rede vai aumentando, você vai produzindo conteúdos de valor, eventualmente acaba conseguindo mais clientes internacionais por indicação e atração.

O meu trabalho de networking me rendeu uma primeira oportunidade incrível. Palestrei para a equipe do Governo da cidade de Junín, uma cidade na Argentina, na região de Buenos Aires. 

Foi minha primeira palestra em espanhol para empresários e empreendedores locais a partir de uma iniciativa do governo para fortalecer os negócios da região. E o melhor: me contrataram pois me conheceram através do LinkedIn.

Por isso, se o seu sonho é conquistar clientes internacionais, focar em networking dentro da rede se conectando com profissionais e empresas do exterior é fundamental para o sucesso! Caso tenha dúvidas sobre esse processo, confira também o meu “Manual de Ouro para aprender a fazer networking de qualidade”.

Utilizando o LinkedIn para encontrar clientes internacionais

Fazer um bom networking é essencial para ter clientes internacionais.

Quando se fala em clientes internacionais, logo se pensa em negócios em outros continentes, mas existe um grande mercado aqui do lado! A América Latina é um lugar incrível para você começar o seu processo de expansão internacional e não faltam oportunidades para fechar contratos em dólar.

Com uma breve pesquisa utilizando filtros gratuitos no LinkedIn, é possível encontrar importantes decisores nos países do Mercosul:

Só na Argentina você encontra no LinkedIn:

  • 50 mil founders e 30 mil co-founders
  • 39 mil CEOs e 4,5 mil CTOs
  • 226 mil diretores
  • 49 mil gerentes comerciais

 Já no Paraguai:

  • 1,3 mil founders e 648 co-founders
  • 2,6 mil CEOs e 186 CTOs
  • 16 mil diretores
  • 5,5 mil gerentes comerciais

E no Uruguai:

  • 5,2 mil founders e 3,9 mil co-founders
  • 4,6 mil CEOs e 717 CTOs
  • 39 mil diretores
  • 4,5 mil gerentes comerciais

Com esses dados, ficam nítidas as imensas oportunidades no nosso próprio continente. Afinal, no LinkedIn você pode encontrar, se conectar e interagir com decisores rapidamente. Basta você dedicar um tempo na maior rede profissional do mundo para conquistar esses clientes internacionais.

Dica de ouro: tenha um perfil em dois idiomas no LinkedIn

Não preciso dizer, mas para entrar em mercados de outros países, é essencial que você consiga ao menos compreender o idioma local. No caso da América Latina, o ideal é saber espanhol.

Um recurso muito interessante e que não é muito conhecido no LinkedIn é a habilitação do perfil em mais de um idioma. 

Para isso, basta acessar o seu perfil e clicar na opção “Adicionar Idioma”, na seção “Idioma do Perfil”, ao lado direito. Importante notar que o LinkedIn não realiza a tradução automática das suas informações. Por isso, você mesmo deve incluir os textos traduzidos no perfil. 

Inserir novos idiomas no seu perfil é uma oportunidade de se conectar com maior facilidade com os clientes internacionais que visitarem o seu perfil.

Você pode fazer isso para quantos idiomas achar necessário. Infelizmente, esse recurso ainda não está disponível no aplicativo de celular. Então, você precisará utilizar um computador para fazer essas mudanças, combinado?

Parece pouco, mas esse recurso permite que os visitantes de determinados países acessem o seu perfil já com as suas informações no idioma deles, o que facilita muito todo o processo de networking.

Caso você não queira mais utilizar algum idioma específico, você pode excluí-lo na seção “Idioma do Perfil”. Para receber ainda mais dicas sobre recursos interessantes do LinkedIn, sugiro se inscrever na minha newsletter quinzenal, o Radar LinkedIn.

Como realizar seus primeiros negócios com clientes internacionais

Já abordamos o ponto essencial de conquistar clientes internacionais, que é fazer um networking eficiente através do LinkedIn. Mas é possível fazer algo além disso? Não só é possível, como é recomendado! A seguir deixo algumas práticas importantes para realizar negócios de sucesso.

  1. Seja interessante e crie conteúdo de valor

A venda não acontece só adicionando todo mundo no LinkedIn e mandando inbox oferecendo seus produtos e serviços. A venda vem da construção de um relacionamento, e você deve oferecer algo para que as pessoas se interessem por você. Por isso, crie conteúdos na rede e tenha um posicionamento de autoridade.

Outra dica importante é não utilizar abordagens automáticas pelo inbox. Ninguém gosta de vendedor que repete a mesma coisa para todo mundo. Envie abordagens personalizadas e mostre como você pode resolver a vida do seu cliente e sabe sobre o negócio dele, sem ser interesseiro logo de cara.

  1. Insista no follow-up

O follow-up é essencial para prospecção de novos clientes. Por isso, não desista logo de cara. A chave é agregar valor em cada interação. Para se organizar, tenha uma planilha de CRM e vá testando diferentes tipos de abordagens.

Eu mesma dedico um tempo diário para entrar nos perfis de prospects e interagir com seus conteúdos. Assim, estou “sempre ali”, presente e demonstrando interesse. Seja um like, um comentário, apareça para quem você quer chamar atenção. 

Também é importante ter uma rede com vários contatos dentro de uma mesma empresa. Mesmo em cargos iguais, há chances de retorno negativo de um, mas positivo de outro!

  1. Utilize tráfego pago do LinkedIn Ads para expandir ainda mais a oportunidade de conquistar clientes internacionais

Se você busca resultados mais rápidos, o LinkedIn Ads pode ser uma boa opção. Com campanhas de tráfego pago, você pode alcançar clientes internacionais mais rapidamente e sem depender apenas da prospecção manual.

Para te ajudar nessa jornada, sugiro o meu curso de LinkedIn Ads para iniciantes, com 11 módulos para você aprender do zero a anunciar na maior rede profissional. Além disso, você terá acesso à comunidade exclusiva dos meus alunos, mantendo contatos internacionais.

Você ainda conta com meu suporte para tirar todas as suas dúvidas e receber acompanhamento sobre suas campanhas de anúncios!

Viu como prospectar clientes internacionais é mais simples do que parece? Espero que esse artigo tenha te ajudado na expansão do seu negócio e caso tenha alguma dúvida, não hesite em me chamar!

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