Como se posicionar na internet para atrair mais clientes

Publicado em: 26/01/2024

Categoria: Marketing

Se você é dono de empresa, já sabe que precisa divulgar o seu trabalho se quiser atrair mais clientes e, com isso, vender mais. Desde a pandemia, todos perceberam a importância de manter as marcas ativas no digital e explorar esse canal de vendas. O problema é que se posicionar na Internet exige muito mais do que um simples perfil em uma única rede social.

Marcar presença na web exige estratégia e trabalho constante, mas que geram resultados muito mais satisfatórios. E considerando que a concorrência está cada vez mais presente no digital também, quanto antes começar, melhor!

Neste artigo, vou explicar alguns passos essenciais para você se posicionar na Internet de uma forma profissional e passar credibilidade para seus futuros parceiros e clientes. Vamos lá?

Seja ativo nas redes sociais

Estar presente nas redes sociais é uma das formas mais fáceis de se posicionar na Internet.

Conforme as tecnologias avançam, as pessoas passam cada vez mais tempo no celular, principalmente nas redes sociais. Os brasileiros gastam, em média, 46 horas por mês em aplicativos como Instagram, TikTok, Youtube, X (antigo Twitter), Facebook e LinkedIn.

Assim, se você quer ser visto na Internet, precisa ter contas nas redes sociais. Mas não é para criar um perfil e deixar ele parado! Utilize as redes para divulgar o seu trabalho e deixe informações de contato bem visíveis, em destaque. 

Também considere colher depoimentos de clientes anteriores e divulgar, com a devida permissão. Este tipo de conteúdo é chamado de “prova de valor”, e gera bastante confiança para quem ainda não conhece seu trabalho.

Além disso, também é importante ser ativo, postando conteúdos com certa frequência, ou você corre o risco de ser “esquecido”. Se posicionar na Internet exige constância, então divulgue projetos finalizados, compartilhe o dia a dia de trabalho e o que mais sua criatividade permitir.

Atraia mais clientes com um perfil estratégico no LinkedIn

Um perfil estratégico no LinkedIn é uma forma eficiente de se posicionar na Internet.

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo e utilizada por mais de um bilhão de pessoas no planeta. Se você procura bons parceiros comerciais ou se vende para outras empresas, essa é a rede que você deve priorizar.

Como é uma rede 100% profissional, existem alguns cuidados que você deve ter ao criar a sua conta. Deixo aqui todas as minhas dicas para ter um perfil estratégico perfeito:

  1. Foto de perfil: escolha uma foto de alta qualidade, em que você esteja bem vestido e sozinho. Busque uma pose natural, mas que passe confiança, aproximação e autoridade. Lembre-se de habilitar a visualização em modo público.
  2. Complete seu perfil: preencha todas as informações de forma objetiva, mas atraente.
  3. Vídeo de apresentação: a plataforma oferece um vídeo de até 30 segundos para você se apresentar, mostrar o que faz e explicar os diferenciais do seu negócio.
  4. Headline: a headline, ou título, fica visível logo abaixo do seu nome, tanto no seu perfil quanto em outras publicações que você comentar. Utilize palavras-chave que reforçam a sua autoridade na área de atuação e lembre-se que ela não é o seu cargo, mas sim um espaço a mais para ser estratégico.
  5. Foto de capa: use imagens de alta qualidade. Esse espaço deve ser um “banner” da sua marca pessoal e dos seus serviços. 
  6. Descrição: escreva um texto de até 2.600 caracteres sobre o seu trabalho, as soluções que você leva ao cliente e seus diferenciais. Seja bastante persuasivo e criativo!
  7. Contato: não esqueça de deixar todas as suas informações de contato, como email, whatsapp, outras redes sociais e site próprio.

Com essas dicas, você terá em mãos um perfil estratégico e será muito mais fácil se posicionar na Internet com credibilidade, passando a imagem de autoridade em sua área de atuação.

Mas além de criar um perfil, que tal saber de outros recursos que a rede oferece? Acesse o artigo “Como usar o LinkedIn para potencializar seus resultados?” clicando aqui, para entender quais ferramentas do LinkedIn você pode utilizar para se posicionar na Internet.

Criando conteúdo para se posicionar na Internet

Agora que você já tem um perfil no LinkedIn, é hora de utilizar a rede para fazer networking e gerar engajamento. Mas antes de sair adicionando pessoas, pense como você poderá contribuir para esta rede.

Ao contrário do Instagram e do TikTok, que dão mais visibilidade para conteúdos leves, descontraídos e mais pessoais, no LinkedIn você vai encontrar textos mais longos, opinativos, e com muita informação de qualidade.

Para se posicionar na Internet de modo profissional, principalmente no LinkedIn, você precisa criar conteúdos relevantes para seu público. Ou seja, seus potenciais clientes e futuros parceiros comerciais.

Nos posts, traga informações sobre sua área, compartilhe os desafios do seu trabalho e como você os superou, projetos que te dão orgulho, prêmios que já recebeu e depoimentos de quem é seu cliente. 

Além do texto, que deve conter todas as informações relevantes, utilize recursos de imagem, como vídeos, fotos e carrossel de imagens. O LinkedIn oferece diversos formatos de conteúdo diferentes do que as outras redes: enquete, newsletter, artigo, ocasiões. Explore todos!

Uma dica de ouro: para fazer um carrossel, como no Instagram, faça upload do arquivo em pdf, e não em imagens separadas! A visualização fica muito mais facilitada para o usuário.

Conforme você cria conteúdo, vira uma autoridade e fica cada vez mais fácil atrair mais clientes e realizar suas prospecções, já que seu negócio e sua imagem pessoal transmitem mais segurança. Por isso, se posicionar na Internet é fundamental para o sucesso da sua empresa.

Quer ficar sabendo de todas as notícias dessa rede profissional e ter dicas de como criar conteúdo? Inscreva-se no “Radar LinkedIn“, minha newsletter quinzenal com dicas e novidades para você sair na frente dos seus concorrentes!

Apenas se posicionar na Internet traz resultados?

Se posicionar na Internet é fundamental, mas há outras formas de melhorar suas vendas.

Se posicionar na Internet funciona como uma propaganda do seu negócio: seus serviços ficarão mais conhecidos e as chances de adquirir mais clientes aumentam. Mas criar conteúdo não é o mesmo que vender.

Para ver suas vendas crescerem, você precisa prospectar ativamente seus futuros clientes no LinkedIn. Como? Você pode seguir a regra básica do Social Selling, os 3 A’s do Richard van der Blom:

  • Atividade: ser ativo nas redes sociais, principalmente no LinkedIn, que é seu cartão de visitas profissional.
  • Autenticidade: crie conteúdos originais (nada de usar chatGPT!) e, o mais importante, seja autêntico nas suas interações.
  • Aproximação: ao mandar mensagem para seu lead, não utilize frases já prontas e escreva textos personalizados. Elogie, interaja e lembre-se de oferecer seus serviços pensando no que seu cliente precisa.

Se você gostou de todas as dicas deste artigo, provavelmente vai se interessar pela minha mentoria LinkedIn Business Premium. Essa é uma mentoria de verdade, totalmente individual e personalizada, que ensina o verdadeiro potencial do LinkedIn para o seu negócio.

Lembre-se: se posicionar na Internet e nas redes é apenas o primeiro passo para obter sucesso. Para atingir resultados ainda melhores, ensino todos os truques do LinkedIn na mentoria LinkedIn Business Premium, que você pode acessar clicando aqui.

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