Relatório sobre tendências B2B exalta o poder do LinkedIn

Publicado em: 02/08/2023

Categoria: Não categorizado

linkedin

O mundo do B2B está passando por transformações significativas, e a hora de ficar atualizado é: sempre! Neste conteúdo, compartilho informações fresquinhas sobre o universo B2B, especialmente relacionado ao marketing, e como o LinkedIn desempenha um papel fundamental nessa jornada como grande oceano azul de oportunidades.

Tenho certeza que até o fim desse texto, você vai repensar a importância dele para o crescimento da sua empresa e autoridade da sua marca pessoal.. Aproveite a leitura, pois está incrível!

Os resultados mais completos sobre marketing e conteúdo B2B desse ano!

Todo ano, sai uma edição nova do relatório sobre as tendências e mudanças sobre o mundo B2B produzido pelo Content Marketing Institute em parceria com a MarketingProfs e a ON24. E é óbvio que o LinkedIn está inserido nessa – e com cada vez mais destaque, viu?

Esse relatório faz uma análise de pesquisas reais e profundas sobre o marketing para B2B nos últimos 12 meses – e ainda relata as possíveis tendências ainda para este ano!

Com isso, quero te mostrar um gráfico que achei MUITO relevante e importante para você, que vive e trabalha no mundo B2B:

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Postar por “postar” já era, e essa é a maior prova disso!

Esse gráfico reflete o que mais prezo no LinkedIn: tudo que você posta, tem relevância, e deve ser pensado estrategicamente! Se você já estava por aqui nos últimos textos  que eu postei, apresentei aqui como o próprio LinkedIn está buscando valorizar conteúdos de  maior relevância, mais profundos e que ensinam algo para a audiência valor ainda mais.

Isso impacta diretamente no alcance orgânico – aquele em que não investimos dinheiro para anúncios na plataforma. A postura do LinkedIn é completamente diferente das outras redes sociais. O algoritmo inteligente e “generoso” do Linkedin faz com que suas interações na rede apareçam para as conexões de quem você comentou, ou seja,  e se alguém comentar no seu post, aparece pra rede dessa pessoa, genial né?

Os usuários buscam agregar explorando conteúdos de autoridade e sabedoria que, provavelmente, a rede só encontrará por ali.

Os posts “patrocinados” também entram na jogada!

De acordo com o relatório, algumas redes sociais tiveram quedas importantes no uso de anúncios – o famoso tráfego pago. Mas um dado me chamou a atenção: o LinkedIn está disparado em primeiro lugar como a rede social mais utilizada para investir em tráfego pago nesse ano!

linkedin-b2b-melhores-plataformas-pagas

A diferença do LinkedIn para o Facebook (Meta Ads) é mais de 20%!

E o que isso significa? A concorrência está subindo, e em breve as pessoas vão começar a ser mais exigentes naquilo que chama a atenção e vale a confiança. Você já deu o seu primeiro passo anunciando?

Não se preocupe (ainda): esse relatório fala um pouco sobre o comportamento global,  não só no Brasil. Ainda dá tempo e, enquanto a concorrência não aumenta tanto assim no Brasil, você já está preparado(a) e tendo resultados.

As vantagens do conteúdo pago não param por aí. Segundo o relatório, “os profissionais que usam as mídias pagas têm os melhores resultados através do LinkedIn”.

Por incrível que possa parecer, o Facebook e o Instagram tiveram os piores resultados. Alguma dúvida de que o LinkedIn é a melhor rede para gerar resultados principalmente para o mundo B2B? Se você ainda não investe na plataforma de anúncios, você precisa repensar urgente!

E as métricas?

Eu sempre falo por aqui da importância de acompanhar os resultados. Isso mostra o que funciona, o que não funciona e qual é o melhor caminho a ser seguido. As pesquisas apontaram que 81% dos entrevistados afirmaram que acompanham os resultados dos conteúdos da empresa – mais que no ano passado, com apenas 75%.

Mas atenção: nem tudo que funciona em uma empresa vai funcionar para a sua. É aí que entra a importância também de entender o seu público e o que ele quer “ouvir”. É como se eu falasse de livros científicos para quem gosta de livros de romance. Não vai dar muito certo, né?

Se você também acha que o e-mail morreu ou está fora de moda: esse relatório prova  o contrário! No gráfico abaixo, estão as métricas mais utilizadas para medir os resultados:

linkedin-b2b-melhores-metricas

A métrica a ser usada está ligada à estratégia adotada!

O conteúdo orgânico do LinkedIn entrega – e muito!

O LinkedIn foi a maior plataforma usada para conteúdos B2B e considerada a mais eficiente dentre Instagram, Facebook, YouTube e Twitter (agora chamada de  X). As redes sociais foram avaliadas da seguinte forma:

  • Extremamente eficiente
  • Muito eficiente
  • Relativamente eficiente
  • Não muito eficiente
  • Nada eficiente

E pasme: enquanto o Linkedin teve 21% do público considerando ele extremamente eficiente para conteúdos B2B, em segundo lugar veio o YouTube com apenas 9%. Consegue perceber a diferença e o peso que a maior rede B2B do mundo tem?

Na segunda classificação, de “Muito Eficiente”, o LinkedIn apresenta 39% de resultado, seguido de 29% do YouTube. E a pior rede de todas eleita foi o Facebook, que mais teve pontuação nos piores quesitos.

Quais são as tendências para o futuro do B2B?

Segundo o relatório, 78% dos entrevistados disseram que as empresas continuarão investindo em vídeos ainda em 2023, aumentando o percentual com relação aos 69% no ano anterior. Também há uma tendência interessante em planejamentos futuros voltados para:

  • Ativos de mídia própria (69% vs. 57% no ano anterior)
  • Mídia social/construção de comunidades (57% em comparação com 39% no ano anterior)

Lembra que falei sobre as comunidades e os fóruns, onde você entra em grupos específicos para falar de assuntos em comum? Acredito que o resultado dessa pesquisa reforça a tendência de aumentar bastante no próximo ano. E é claro, se for uma tendência que realmente veio para ficar, vai chegar no Brasil em breve.

Quer saber mais?

Tenho certeza que essas  informações já vão te ajudar bastante. Ainda sim, gostaria de compartilhar com você a fonte oficial de onde veio as informações que divulguei acima. Para ler de forma completa e na íntegra (em inglês), basta clicar aqui.

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Te vejo no próximo blog. Até lá!

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