O algoritmo orgânico mudou no LinkedIn! E agora?

Publicado em: 10/07/2023

Categoria: Novidades

O novo algoritmo do LinkedIn vai beneficiar o compartilhamento de conhecimento e conselhos, é o fim do post tipo caça-like! Vim trazer todos os detalhes dessa última atualização para você não ser pego de surpresa – e ainda conseguir driblar essas alterações para não deixar o seu conteúdo “flopar”.

O que aconteceu com o algoritmo?

Para continuar crescendo por lá, é preciso ser intencional na sua estratégia de conteúdo, afinal o alcance orgânico está reduzindo cada vez mais. E qual o verdadeiro motivo por trás disso? Senta que lá vem história.

Na época da pandemia, tanto eu quanto você passamos a consumir conteúdos nas redes sociais com muito mais frequência – e por motivos óbvios. Nesse período, o contato físico era quase inexistente, e daí o contato digital cresceu de forma absurda em muito pouco tempo.

E não é para menos: como as empresas também conseguiriam vender sem o cliente presencial na loja? Era preciso se reinventar.

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As redes sociais estão mudando o algoritmo, e agora é a vez do LinkedIn

O marketing digital como estratégia já estava se transformando em velocidade máxima desde 2019, mas com a COVID por aí, a expansão dele chegou “chegando” e se instalou muito rápido.

Só tem um porém: depois que as consequências da pandemia foram reduzindo, a grande maioria dos usuários estavam criando conteúdos sem tanta relevância e querendo viralizar a qualquer custo.

Por isso, muitas pessoas tentavam “driblar” o algoritmo, curtindo e comentando aleatoriamente para conseguir ter mais visibilidade nas redes sociais. Com isso, os conteúdos entregues não eram tão relevantes assim – e é daí que nasce o problema.

Isso tudo causou um feed poluído com muitos conteúdos irrelevantes. E não foi só no LinkedIn, foi em todas as redes sociais. Então, o LinkedIn resolveu fazer uma limpa e ajustar o algoritmo para realmente valorizar quem tenha um conteúdo interessante para os usuários da rede.

“Michelle, entendi o motivo da mudança no LinkedIn. Mas e na prática, como vai ser?”

O foco da mudança será no feed, e tem dois pontos que você precisa saber:

  • Todo o conteúdo que você postar, será priorizado para aparecer para suas conexões de 1° grau (seus seguidores);
  • Se você gosta de postar sobre conhecimentos e/ou conselhos, esse é o seu momento de brilhar: seja AUTÊNTICO.

 

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Autenticidade e conhecimento são as palavras-chave do LinkedIn a partir de agora!

 

Lembra que eu sempre digo para fazer conteúdos originais e compartilhar insights poderosos? Agora, mais do que nunca, você precisa priorizar esse ponto para continuar levando suas publicações adiante.

O LinkedIn vai fazer aquela faxina geral e desvalorizar aqueles posts compartilhados de outras redes sociais. Afinal, não é à toa que temos 65 milhões de usuários ativos – só no Brasil – e ⅔ são decisores.

Não é qualquer conteúdo que dá para circular no Linkedin, e definitivamente o comportamento dos usuários é bem diferente de outras redes sociais.

Mas aí vem a pergunta – e tenho certeza que você já deve estar se questionando: como o LinkedIn vai entender que os posts são realmente relevantes e autênticos e que, ao mesmo tempo, tragam conhecimento e seja útil para os usuários?

A resposta é: o LinkedIn está ajudando os membros a serem e se sentirem mais produtivos e terem mais sucesso.

E mais:

  • O LinkedIn precisa identificar que está conversando com uma audiência específica para mostrar a relevância do conteúdo
  • A avaliação não será só sobre o que será postado, mas também sobre VOCÊ e sua autoridade no assunto

E outro detalhe MUITO importante: lembra que eu sempre falo das interações verdadeiras através dos comentários? Isso também será levado em conta. É como se você tivesse abrindo um “bate-papo” para dividir opiniões e conhecimentos através daquele post.

Esses tipos de comentários serão mais relevantes para o LinkedIn entender que seu conteúdo deve alcançar mais pessoas.

No passado, o LinkedIn costumava impulsionar as publicações que recebiam muitos comentários. Isso levou alguns usuários a formar “grupos de engajamento”, onde eles curtiam e comentavam nas postagens uns dos outros para aumentar o envolvimento.

Agora, para que uma publicação seja amplificada, é necessário receber comentários interessantes. Respostas vazias como “é verdade!” ou “ótimo!” não são mais consideradas relevantes para determinar a qualidade do conteúdo.

Além disso, assim como antes, a plataforma também leva em conta quem está comentando. Se um post é sobre marketing e recebe comentários de profissionais da área, é um sinal positivo. É encorajado também responder aos comentários, pois o sistema entende que isso é uma conversa e irá mostrar a publicação para mais pessoas.

Outras dicas importantes para a sua produção de conteúdo no LinkedIn

Além de levar em conta tudo o que já comentei por aqui, tem outros pontos também que vão te ajudar daqui em diante:

  • Priorize a qualidade: tenha um CTA, escreva de forma autêntica, use apenas 3 hashtags (máximo de 5) e evite links externos
  • Faça o teste dos primeiros 90 minutos: se sua publicação engajar, terá um ótimo resultado. Durante os primeiros 90 minutos o LinkedIn faz um teste de engajamento com a sua audiência
  • Evite editar sua publicação nos primeiros 10 min para não prejudicar o engajamento
  • Use bastante o formato PDF – que vira carrossel -, pois dão ótimos resultados
  • Foque em ser um expert de verdade no assunto que compartilha por lá

A era de tentar viralizar a qualquer custo com posts apelativos, frases de efeito e auto ajuda chegou ao fim com essas mudanças no algoritmo. Lá é um local de aprendizado e conexões profissionais – e é muito por isso que é um oceano azul de oportunidades para o mundo B2B.

No LinkedIn, eles aplicam tecnologia de inteligência artificial para categorizar os posts em várias classificações, como opiniões e conselhos. A intenção é distinguir se a publicação é apenas uma informação genérica ou se é baseada na perspectiva e nos conhecimentos do autor. Em outras palavras, quando você compartilha sua opinião e faz uma análise sobre um tópico, isso pode realmente aumentar o alcance da sua publicação.

Em vez de simplesmente compartilhar informações comuns, traga suas próprias ideias e insights para oferecer algo único e valioso aos leitores. Ao adicionar sua perspectiva pessoal, você estará contribuindo para uma discussão mais rica e atraente, o que pode resultar em um maior número de pessoas alcançadas pela sua postagem. Então, não tenha medo de se expressar e mostrar o seu ponto de vista!

Outro ponto que pode te ajudar: priorize o SSI (Social Selling Index)! Ele te ajuda a entender como o seu perfil está classificado no momento e os pontos que deve priorizar para melhorar.

Esse é o meu SSI! 🙂

Perfis entre 70 e 100 têm 25% mais alcance orgânico pelo LinkedIn! E para saber o seu, basta entrar no LinkedIn na sua conta e acessar o site: https://bit.ly/linkedin-social-selling-index-

 

“Quero continuar alcançando mais pessoas, o que posso fazer?”

 

Se você está acostumado(a) a postar conteúdo genérico, selfies, ou fazer panfletagens digitais no LinkedIn, então é provável que o seu alcance orgânico realmente diminua. Isso ocorre porque a plataforma está priorizando conteúdo mais valioso e relevante para os usuários.

 

Por outro lado, se você é reconhecido(a) como um(a) líder de pensamento em sua área de atuação ou segmento, as coisas são diferentes. Nesse caso, é possível que o seu alcance orgânico se mantenha ou até mesmo melhore! O LinkedIn valoriza e dá destaque a pessoas que fornecem insights valiosos e conhecimento especializado aos usuários da plataforma.

 

Em resumo, se você deseja manter ou aumentar o alcance orgânico das suas postagens, é fundamental focar em conteúdo de qualidade, que agregue valor aos leitores e demonstre sua experiência no assunto. Dessa forma, você estará mais propenso(a) a alcançar um público relevante e engajado.

 

Se você ainda não me acompanha nas redes sociais, talvez não esteja sabendo, mas lancei meu curso de LinkedIn Ads para Iniciantes. Nessa ferramenta poderosíssima, além de direcionar o seu conteúdo para exatamente quem você escolher a dedo, os resultados são muito superiores aos de outras redes sociais.

 

E mais: não é um curso de tráfego pago comum. É um curso de vendas B2B com tráfego pago como meio para alcançar a sua audiência desejada dentro da maior rede B2B do mundo, hoje com mais de 50.000 empresas cadastradas só no Brasil. Eu vou te ensinar todas as minhas técnicas de venda para você aprender, além de entender a ferramenta em sua totalidade para usar e abusar quando achar necessário.

Com o LinkedIn Ads, sua entrega será muito maior e com muito mais qualidade. Depender só do orgânico pode ser desafiador e mais demorado, ainda mais se você trabalha no mundo com B2B. Essa ferramenta pode abrir portas além das fronteiras, e não é à toa que tenho alunos espalhados pelo mundo, que foi o que aconteceu comigo, usando o Linkedin Ads + orgânico + prospecção levei meus serviços para outros países, o primeiro deles Espanha e atualmente escrevo aqui da Argentina. Através dos anúncios dentro do Linkedin impactei empresas que me contrataram para fazer palestras e treinamentos In Company e neste mês estou negociando mais alguns treinamentos na terra dos hermanos.

Se você quiser mudar como sua empresa se porta por lá e ter resultados incríveis, chegou o momento:

Quem aprende a fazer, não depende de ninguém, e não precisa terceirizar, vamos juntos?

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Nos vemos no próximo blog! 😉

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