Recentemente, saiu um estudo divulgado pelo próprio LinkedIn, e achei super interessante dividir com vocês. Sabemos que nos últimos 3 anos o marketing digital cresceu de forma exponencial dentro das empresas, até mesmo por conta da pandemia. Isso acelerou muitas coisas, incluso o comportamento dos investidores dentro do LinkedIn. É claro que eu não ia ficar de fora de compartilhar mais sobre.
No blog desse mês, eu trouxe vários insights poderosos para você absorver para o seu negócio e mudar sua visão sobre essa rede.
Investindo na era digital
Como comentei anteriormente, a pandemia fez muita diferença nesse cenário, até por ter acelerado a integração do meio digital na vida das pessoas – tanto profissional quanto pessoal.
Nesse estudo que comentei acima, saíram informações muito importantes em relação aos investidores no LinkedIn, comparando o período de 2018 a 2023:
- 69% aumentaram o uso das redes sociais
- 78% usam o LinkedIn pelo menos semanalmente
- 89% realizaram alguma ação por lá pelo menos mensalmente
Com isso, podemos concluir que o público está altamente concentrado na rede e vem priorizando principalmente o networking! Lembra que contei já há um tempo que esse é o ponto chave para fechar negócios e vendas para sua empresa? Não é à toa.
Eu comentei sobre o futuro do mercado B2B em outro artigo do blog, falando exatamente isso. Os experts em vendas focam muito mais no relacionamento do que na venda em si, e isso tudo tem um motivo.
Esse estudo também dividiu outra pesquisa que eu achei muito relevante trazer aqui:
- 31% dos usuários sêniores não usam Twitter
- 30% dos usuários sêniores não usam YouTube
- 21% dos usuários sêniores não usam Instagram
Ou seja: quanto mais focar em se destacar e ser referência no LinkedIn, melhor! E segundo os dados do eMarketer, os investimentos no marketing B2B tendem a crescer – e muito. Até 2024, estima-se US$ 3,91 bilhões de dólares, um aumento de 3,8% por ano. Esse número é absolutamente chocante e incrível ao mesmo tempo, pois mostra que o mercado tende a ser mais competitivo por lá.
As inúmeras vantagens do LinkedIn sobre outras redes sociais
Sabemos que as redes sociais têm muitos recursos incríveis e que aproximam cada vez mais os usuários. E não é que o LinkedIn se sobressaiu em quase todos os aspectos? Olha só esse gráfico:
Nesse gráfico, é indiscutível o quão relevante o LinkedIn é!
Conseguimos observar que ele dispara com relação às outras redes, principalmente no quesito de manter informação sobre outras pessoas. Lá é o ambiente perfeito para o desenvolvimento profissional – e também para relacionamentos.
E também, de acordo com a pesquisa, o LinkedIn oferece uma visão holística da vida profissional e ajuda a criar conexões mais naturais. Lembrem o que eu sempre digo: networking! Ele é a chave do seu negócio, independente do ramo que for.
De acordo com o CEO da State Street, “Os investidores institucionais estão procurando cada vez mais soluções que os ajudem a gerenciar melhor os riscos e a reduzir custos. Nosso foco é fornecer essas soluções, alavancando nossa escala, experiência e tecnologia para ajudar nossos clientes”.
E para complementar ainda mais o que ele disse:
- 54% dos investidores dizem que o LinkedIn é a melhor rede social para acompanhar os usuários
Não preciso nem dizer que você tem a faca e o queijo na mão, basta saber usar, né? O mundo de oportunidades está aqui do lado!
Formatos que mais engajam para os investidores no LinkedIn
Em cada rede social, há um formato que performa mais – e lá não é diferente. De acordo com a pesquisa, o vídeo é o formato de conteúdo que as instituições e os investidores são mais propensos a se envolver, seguido por postagens de gerentes e depois de usuários de perfis individuais.
A relevância dos tipos de posts no LinkedIn, em ordem decrescente, prioriza o vídeo!
Na pesquisa, eles também dizem que os insights mostram que o vídeo não continua só popular, mas que tomadores de decisão sênior em toda a indústria são os mais propensos a assistir anúncios em vídeo até o final, demonstrando o poder do conteúdo direcionado. Diretores e vice-presidentes seniores têm mais chances de assistir a anúncios em vídeo até o final do que estagiários e outros profissionais.
Eu sempre falo aqui nos meus artigos do blog, nas minhas redes sociais e até nos e-mails: o LinkedIn é a rede com o maior poder de decisão do mundo! E vou te dar mais uma prova:
Na pesquisa, eles mostram a porcentagem de conclusão de anúncios em vídeo. Os cargos que mais assistem anúncios, na ordem decrescente, são:
- Vice-presidentes
- Diretores
- Cargos sênior
- Cargos iniciantes
- Gerentes
- Profissionais em treinamento
E é aí que entra a importância de um conteúdo relevante por lá. Tudo que se compartilha (também em outras redes sociais) deve ser planejado com estratégia. Se o conteúdo for realmente relevante, há uma chance enorme do que você esteja compartilhando cair na mão de pessoas com esses cargos. Já imaginou até onde sua empresa, sua marca e seu nome podem chegar?
Indo um pouco mais a fundo nos formatos, temos um gráfico extremamente relevante para você entender um pouco melhor onde deve investir:
Lembrando que são consumos de conteúdos mais complexos pelos investidores!
Pode soar confuso para você ter três tipos de mensagens nesse gráfico, mas vou explicar: lembra que para você ter qualquer relevância com quem te acompanha e chegar ao ponto de gerar conteúdos mais robustos, você precisa ter um relacionamento consolidado?
É aí que funciona esse gráfico! Para que você tenha um acompanhamento do que você cria – inclusive para posts com mais informações -, o networking já precisa estar em jogo há um bom tempo.
E falando sobre os documentos, tivemos um salto impressionante de 2022 até esse ano: houve um aumento de mais de 2.000% no consumo desse tipo de formato. A pesquisa mostra que os cargos de vice-presidentes seniores são o grupo com maior probabilidade, por cargo, de se interessar por anúncios de documentos do LinkedIn.
Isso demonstra a necessidade de conteúdo de um formato maior para apoiar a tomada de decisão. Também não podemos descartar que as taxas de conclusão em todos os níveis de senioridade foram, em geral, mais altas do que as do vídeo.
Mas o que faz os investidores realmente assistirem aos anúncios?
Essa é uma pergunta chave, e a pesquisa trouxe para nós esses dados também. Enquanto os investidores institucionais continuam a olhar para as marcas em que confiam no conteúdo, o tópico do conteúdo em si é muito mais importante.
Buscar entender e melhorar as necessidades de seu público vai gerar uma estratégia de conteúdo bem mais eficaz.
O tópico do conteúdo precisa ser muito relevante e chamar a atenção no LinkedIn!
Tudo isso bate com o que eu sempre venho dizendo: você precisa compartilhar ideias e insight que sejam relevantes para o público que você quer atingir!
Não sei por onde começar, o que faço?
Se você está por aqui, é certo que você está um passo à frente de muitas outras pessoas que querem trabalhar de forma assertiva pelo LinkedIn.
Em breve, vou lançar um curso completo de LinkedIn Ads para iniciantes, entregando a você o ouro da plataforma e com visão de vendedor. Quero que você saiba tudo sobre a ferramenta, e ainda aprenda como vender através dela.
Eu tenho certeza que nenhum curso vai te ensinar dessa forma! E mais: o que aprendi, foi diretamente na fonte, lá no escritório do LinkedIn em São Paulo!
Tive o privilégio de ter esse conhecimento, e quero muito dividir ele com você. No meu blog, falei muito sobre o LinkedIn Ads e por que você deve investir nele. Enquanto meu curso não vem por aí, sugiro fortemente que você leia esse conteúdo (e todos os que eu venho compartilhando nas redes sociais) para se familiarizar com o que você vai aprender.
Caso queira ler a pesquisa e os insights que trouxe aqui na íntegra, basta clicar aqui! Lembrando que está tudo em Inglês, ok?
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Nos vemos no próximo blog! 😉